Prática Ashtanga

Se tem uma coisa que me tira do sério é chegar um aluno novo dizendo que prática Ashtanga, mas a aula era guiada. Vamos lá, explicando:

O ashtanga yoga é um MÉTODO de yoga em que o aluno memoriza a sequência de posturas. O professor inicia um aluno ensinando a respiração, depois as posturas iniciais, surya A e B. Ele memoriza e aos poucos novas posturas vão sendo adicionadas. É simples e lindo assim. Mas dá trabalho, para o professor e para o aluno.

O professor precisa dedicar bastante tempo relembrando a sequência e ensinando até o aluno conseguir deixar o corpo fluir de acordo com a respiração. E deixar de ajustar os alunos que estão ali dando o suor de cada dia.

O aluno precisa praticar no mínimo 3 vezes por semana no início, portanto o comprometimento e a disciplina é a chave para experienciar o MÉTODO.

É muito mais fácil para ambos dar uma aula guiada de 1hora. O professor não ajusta, não faz força, não cria uma sequência, porque copia a já existente. E o aluno não precisa pensar. Super prático e confortável. Isso não é o MÉTODO.

Então sugiro que para quem se diz professor de ashtanga, primeiro pratique com um professor autorizado, hoje em dia tem vários, está mais fácil do que no meu tempo. Ou se puder, vá para Mysore, e pratique e estude, lá é a "Meca" do Ashtanga Yoga.

Segundo, pratique todos os dias, solidifique a sua prática por alguns anos. Experiência no seu corpo o que é praticar todos os dias, o que é levantar todos os dias na madrugada para praticar. Vida social, cai por terra. Um amor do lado tem que ser forte para aguentar